segunda-feira, 5 de abril de 2010

UniCEUB EM GRANDES DEBATES - Encontro Regional do PRONASCI/PELC é realizado no UniCEUB



Definir estratégias e diretrizes das políticas públicas para os próximos dez anos nas áreas de esporte, lazer e cidadania é o objetivo do Encontro Regional Centro-oeste e Norte do PRONASCI/PELC, que contou com a participação de alunos do curso de Educação Física, gestores e agentes de várias cidades das regiões. O evento busca trocar experiências por meio da interação dos setores e solucionar problemas, como drogas e falta de esporte e lazer.

Os debates foram realizados nos dias 29, 30 e 31 de março, no auditório do bloco 1 e deram oportunidade aos alunos de opinar sobre as políticas públicas para o futuro. O coordenador do curso de Educação Física, Marcelo Bóia, explica a importância da participação no evento. “Os alunos de Educação Física têm a oportunidade de discutir nas mesas de trabalho e realizar a elaboração e a construção conjunta de sugestões do plano decenal PRONASCI/PELC”, afirma Bóia.

A escolha do UniCEUB como sede do evento ocorreu pela influência da Instituição na área de conhecimento e na intervenção social. “Trazendo essa iniciativa para o Centro Universitário de Brasília, com excelente corpo docente e alunos participativos, há grande possibilidade de interação. Será um olhar diferenciado que os estudantes vão poder ter da política pública próxima, que chega à universidade, e nós, ao mesmo tempo, mantemos a discussão e agregamos mais pessoas para nossa causa”, explica a secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foi criado pelo Ministério do Esporte em 2003, para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, garantindo à população um direito constitucional e promovendo a integração social nas comunidades onde os núcleos são implantados. No PELC, são realizadas atividades esportivas, culturais e de lazer a todas as faixas etárias e pessoas com deficiência.

Em 2008, o Ministério do Esporte e o Ministério da Justiça firmaram parceria com a criação do PRONASCI/PELC. Com a união ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), o PELC passou a atender, em núcleos específicos, jovens de 15 a 24 anos que se encontram em territórios de vulnerabilidade social (eixo de atuação do PRONASCI). Um dos objetivos da parceria é utilizar o esporte e o lazer como recurso de promoção da cultura da paz, proporcionando ações nas comunidades.

A união dos ministérios busca mostrar que nenhuma atitude obtém sucesso se realizada individualmente. A solução dos problemas nos bairros violentos depende do Ministério da Justiça, oferecendo segurança e aplicando leis, e de políticas de incentivo ao esporte e ao lazer por parte do Ministério do Esporte.

“Nós entendemos que essa parceria é fundamental, pois não adianta ter boa polícia se não tivermos alternativas para encaminharmos esse jovem e ações para que a comunidade se organize melhor, a fim de que os ambientes comunitários possam servir de respaldo e local para os jovens circularem. Por meio das discussões, podemos fazer que certos serviços cheguem a determinados locais e oferecer aos jovens aquilo a que têm direito”, explica o coordenador de modernização das instituições policiais do PRONASCI, Jorge Quadros.

O PELC/PRONASCI focaliza a juventude que precisa de ajuda, além de motivar a troca de experiências entre os grupos de ação. A secretária nacional destaca que “quanto maior a integração do Ministério com as instituições que formam os futuros profissionais, melhor”.

Isso motivou estudantes de Educação Física do UniCEUB a participar das palestras e sugerir diretrizes nos grupos de discussão das linhas estratégicas dos próximos dez anos. Durante o debate, alguns pontos são de interesse dos alunos e do PELC, como financiamento, e outros se destinam aos futuros profissionais, pois são relacionados ao esporte universitário e à formação de recursos humanos, sendo que, no encontro regional, todas essas questões serão discutidas.

O aluno de Educação Física Cláudio Brumara participou do evento e destacou que, durante os três dias, os estudantes “têm contato com o que o ministério do Esporte pretende fazer em termos de política pública e implementação do esporte e do lazer. Isso dá uma noção interessante sobre atuação no mercado de trabalho e como se pode contribuir para esse segmento da Educação Física”, destaca.




Acesse o link abaixo e confira a participação dos alunos de Ed. Física no congresso PELC\PRONASCI DE 2010 para a construção de propostas de políticas publicas de esporte e lazer para o próximo biênio.


http://www.uniceub.br/Pdf/UniceubEmAcao/UniCEUB433.pdf