sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PESQUISA DE TESES MAIS ACESSADAS EM BANCO DE DADOS

CONCLUSÃO DA PESQUISA
http://www.nuteses.ufu.br/trabalho_3.pdf

Através da nossa vivência no Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física e Esportes - NUTESES da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e participação ativa do processo de conhecimento e envio dos pedidos de usuários de todo o território brasileiro, feito à base do NUTESES, percebemos a relevância do trabalho realizado e a importância de se fazer um estudo estabelecendo como foco de atenção, a contribuição que o NUTESES vem exercendo no meio acadêmico, bem como detectar possíveis mudanças ocorridas nas tendências dos estudos nas áreas da Educação Física e afins.
Foi levantado o histórico da base desde sua criação e, de acordo com a temática deste estudo, delimitamo-lo no período de 2001 a 2004.
Este trabalho exigiu a análise quantitativa de todos os pedidos feitos à base do núcleo. Concluímos que o NUTESES possui 2080 produções científicas em nível de Mestrado e 93 em nível de Doutorado de um total de 2213 e 204, respectivamente.
Durante o período delimitado para este estudo, foi constatado que a produção científica de Marcelo Guimarães Bóia do Nascimento, intitulada de “Musculação, exercício aeróbico e suas relações com o emagrecimento”, desenvolvida na instituição UCB/Brasília, foi a mais solicitada pelos usuários da base do NUTESES. A área temática desse estudo classifica-se como Biológica, conforme Sousa (1999), que também é a área mais solicitada. A Universidade Federal de Santa Catarina se caracterizou como a instituição de maior procura nos pedidos cadastrados na base.
A característica predominante dos trabalhos analisados é que independentemente da área e subárea abordada, as dissertações e teses analisadas foram elaboradas sob a abordagem metodológica, empírico-analítica, cujas peculiaridades principais são: a) os autores desconsideram a historicidade do objeto pesquisado; b) os pesquisadores advogam pela neutralidade científica; e c) os estudos primam pelo rigor científico. Os resultados obtidos nesse estudo corroboram os questionamentos de Carmo (1984) e Gaya (1987) apud Silva (1990), quanto à contribuição social das pesquisas em Educação Física e Esportes cuja ênfase é dada à quantificação dos dados e ao discurso de neutralidade científica em detrimento do compromisso social com o que se produz nessa área do conhecimento.
Com isso, podemos afirmar isto se dá devido à facilidade ao acesso às novas tecnologias que a região sudeste possui e também da grande população acadêmica existente nesta região.
Os graduandos são os que mais utilizaram a base do NUTESES entre 2001 e 2004. Em seguida estão respectivamente: especialistas, mestres e doutores. Percebemos que quanto maior o nível de graduação do usuário menor é a procura por produções científicas. Com relação à área de atuação dos usuários, destacou-se o Ensino Superior e, frente às outras áreas. A Educação Física Adaptada é a que menos possui profissional, segundo o perfil dos usuários da base.
Portanto, com a implementação do projeto de digitalização dos textos completos de todas as teses e dissertações disponíveis no NUTESES, foi possível estabelecer um grande avanço para a pesquisa na área, visto que diminuiu, sobremaneira, o tempo e o custo de recuperação dos documentos, bem como o acesso dos interessados em desenvolver novos estudos de qualidade.