quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONFINES 2012 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESPORTE E SAÚDE











Desde janeiro de 2011, o Centro Universitário de Brasília- UniCEUB, através da coordenação dos cursos superiores de licenciatura e bacharelado em Educação Física vem estreitando as relações acadêmicas com a Universidade da Carolina do Norte –EUA ( “University of  North Caroline- UNC”) na tentativa de fechamento de acordo de convênio de cooperação internacional entre as duas instituições. Este convênio possui etapas definidas pelas duas instituições e em uma delas foi a realização de uma “conferência internacional” no campus do UniCEUB com a participação de professores renomados da  Universidade da Carolina do Norte –EUA.
A partir das transformações econômicas, sociais e culturais desencadeadas pela globalização, o processo de internacionalização do ensino superior pretende dar conta da centralidade da educação na sociedade informacional, onde a qualidade do conhecimento de seus cidadãos está relacionada à geração e transferência de ciência e tecnologia na produção de bens e serviços.
A agenda de trabalho para o futuro baseia-se no estabelecimento de uma cooperação científica estratégica com universidades e centros de pesquisas de referência internacional nas diferentes áreas da saúde, além do aumento da mobilidade de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores.
Quando o mundo reúne seus expoentes máximos na área da educação, buscando uma maior flexibilização desta, para possibilitar o intercâmbio acadêmico, é porque novos paradigmas estão colocados na atualidade globalizada.
Assim, a experiência educacional internacionalizada demonstra seu grau de importância em países com grande destaque na geração de conhecimento do mundo.
Dotar as universidades de uma dimensão internacional e possibilitar-lhes o intercâmbio de conhecimento e experiências de forma a propiciar um crescimento qualitativo da graduação, pós-graduação e pesquisa, respeitando-se inequivocamente as diversidades culturais: é pensar num Brasil maior e soberano.
A internacionalização universitária representa o despertar de uma consciência para um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo em rápida transformação, que lhe exige postura crítica com desenvoltura internacional.
Ações de cooperação internacional que garantam o intercâmbio de conhecimento e experiências, e propiciem o diálogo cultural e intelectual devem ser desenvolvidas de maneira planejada, de acordo com uma política de internacionalização sintonizada com interesses das universidades e os rumos do país.